A partir dos 6 meses, quando o bebê, dentro do seu desenvolvimento, está pronto para receber alimentos! Antes dos 6 meses não se recomenda a introdução de alimentos!
O leite materno continua sendo o principal alimento para a criança até 1 ano, mas precisa ser complementado para suprir as necessidades nutricionais do bebê. A recomendação é amamentar até 2 anos ou mais!
ÁGUA deve ser ofertada a partir dos 6 meses também.
Sucos, mesmo que naturais, são recomendados só a partir de 1 ano de idade.
Fique tranquila com relação à quantidade ingerida! O organismo do bebê regula muito bem a fome e saciedade. Não force a criança a comer! Isso pode transformar o momento da refeição em estresse, choro e frustração. Apenas oferte novamente em outros dias aqueles alimentos que a criança não gostou em uma primeira tentativa. Muitas vezes é necessário provar um alimento de 8 a 10 vezes para que o paladar aceite o sabor.
Cozinhe os alimentos e amasse com o garfo. NÃO bata no liquidificador e nem passe pela peneira. Os alimentos devem ser ofertados em um pratinho só para a criança de forma separada para que ela comece a descobrir os diferentes sabores, aromas e texturas dos mais diversos alimentos. Essa é uma fase de muitas descobertas! Respeite o bebê e permita que ele desenvolva uma boa relação com a comida e autonomia para se alimentar!
LANCHES:
REFEIÇÃO PRINCIPAL:
Compor a refeição da criança com um alimento de cada grupo.
Alimentos que atrapalham na formação de hábitos alimentares saudáveis:
Alguns alimentos precisam esperar uma maior maturidade da criança:
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos. Brasília, 2014.
Milena Schardong
Nutricionista CRN8/12407