Contribui para a saúde do bebê ao longo da vida, prevenindo doenças futuras;
Contribui para o desenvolvimento fetal adequado;
Diminui o risco de complicações;
Previne carências nutricionais;
Favorece o ganho de peso adequado;
Previne doenças gestacionais;
Auxilia no controle de sintomas comuns nessa fase, como náuseas, azia e constipação.
No 1º trimestre NÃO é necessário aumentar a ingestão alimentar. O desenvolvimento do bebê vai depender das suas reservas pré-gestacionais.
No 2º e 3º trimestres você vai precisar comer um pouco mais, pois seu bebê está crescendo! Portanto, não precisa exagerar, mas também não se prive de alimentos. Os extremos são prejudiciais! O ganho de peso é importante, necessário e esperado nesse período.
Dicas para manter uma boa alimentação:
Faça a base da sua alimentação com alimentos in natura: aqueles provenientes da natureza, sem adição de corantes, conservantes, e aditivos químicos. Exemplos: frutas, verduras, legumes, cereais, leguminosas, carnes, peixes. Uma alimentação colorida é uma alimentação variada, rica em nutrientes. Varie diariamente os alimentos.
Não fique muito tempo sem se alimentar. Faça de 5 a 6 refeições ao dia. Isso ajuda aliviar as náuseas e a azia.
Consuma diariamente alimentos ricos em cálcio, vitamina A, ferro e vitamina D: CÁLCIO: leite e derivados, vegetais verdes escuros; VITAMINA A: ovo, leite, carnes, frutas e vegetais alaranjados e amarelos; FERRO: carnes, leguminosas, vegetais verdes escuros; VITAMINA D: peixes gordurosos, manteiga, ovo e exponha a pele ao sol pelo menos 15 minutos por dia.
Higienize muito bem os alimentos e as mãos antes de comer.
Mantenha seu corpo sempre hidratado (pelo menos 2 litros de água por dia).
Escolha alimentos ricos em fibras (frutas, grãos integrais...). Junto com a água, as fibras são fundamentais para o bom funcionamento do intestino.
O que devo evitar?
Evite o excesso de bebidas estimulantes ricas em cafeína (café, refrigerante, chá mate, chá verde, chimarrão). É tolerável o consumo de no máximo DUAS xícaras de 200mL de café por dia, equivalente a 300mg de cafeína.
Evite os alimentos ultraprocessados: refrigerantes, guloseimas, bolachas, sorvete, salgadinhos, carnes embutidas. O consumo desses alimentos pode provocar ganho de peso excessivo e prejudicar a sua saúde e a do bebê! São tolerados, é óbvio, alguns deslises ao longo da gestação.
Evite o adoçante artificial sacarina – não é seguro para gestantes;
Evite alimentos crus (carne, peixe, ovos, saladas cruas de procedência desconhecida, ostras...). Esses alimentos possuem um risco aumentado de contaminação;
Não ingira bebida alcoólica nem faça uso de cigarro.