Com a evolução da gestação, torna-se cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável na hora do repouso. A primeira dica é dormir sempre de lado, com um travesseiro entre os joelhos e a barriga bem apoiada na cama, preferencialmente virada para o lado esquerdo (mas também pode ser o direito), o que facilita o bombeamento do sangue do coração da mãe para a placenta além de permitir um retorno venoso adequado. Apoiar um travesseiro nas costas também ajuda a minimizar o incômodo.
Além das mudanças físicas impostas e que dificultam o sono, em muitas pacientes a proximidade com o nascimento gera um estresse emocional que pode também dificultá-lo. Nessa situação é sempre importante ressaltar que nos dias atuais a assistência ao pré-natal é altamente especializada e, por isso, deve ser tranquilizadora à paciente.
O medo relacionado com o nascimento do bebe é totalmente infundado, pois os riscos inerentes ao processo são mínimos e totalmente contornáveis na grande maioria dos casos. Em raras situações serão indicados medicamentos para corrigir o sono da paciente.