Doenças ginecológicas durante a gestação.
Ao longo do período gestacional o corpo da mulher sofre várias mudanças. Dentre as queixas mais comuns estão as dores abdominais decorrentes do próprio crescimento do útero materno, inchaço, queda ou elevação da pressão arterial, câimbras, varizes e outras. Há, ainda, a possibilidade de a gestante desenvolver doenças ginecológicas como candidíase, tricomoníase e vaginose bacteriana.
Normalmente essas doenças aparecem devido à mudança da flora vaginal causada por hábitos adotados durante o verão. O uso de peças íntimas úmidas ou roupas com tecidos sintéticos, por exemplo, proporciona o aumento da umidade e temperatura da região genital criando, assim, condições favoráveis para a proliferação de fungos, protozoários e bactérias locais. Esses hábitos também podem tornar os corrimentos mais frequentes.
Candidíase: responsável por coceiras e ardências vaginais, dor ao urinar e corrimento branco grumoso. O tratamento se faz mediante uso de cremes ginecológicos e o desaparecimento total dos sintomas pode levar até quinze dias. Normalmente, durante a gestação, são contraindicados medicamentos via oral para o tratamento desse fungo.
Tricomoníase: é uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis que pode se hospedar no colo uterino, na vagina ou na uretra. Sua principal forma de transmissão é a relação sexual. Apesar de transmitida sexualmente, no verão, como a flora vaginal está em constantes mudanças, há um favorecimento ao surgimento da doença. Seus sintomas são: corrimento amarelado, coceira genital, dor pélvica e ardência ao urinar. Caso a doença são seja corretamente tratada, a gestante corre o risco de sofrer ruptura prematura da bolsa amniótioca e trabalho de parto prematuro.
Vaginose bacteriana: é provocada pela Gardnerella vaginalis e seu principal sintoma é corrimento amarelo ou branco-acinzentado, com odor forte e coceira. A sua causa pode estar relacionada à alteração na flora vaginal e higiene íntima inadequada durante a gestação. Via de regra, o tratamento é medicamentoso ou por meio de aplicação de creme vaginal, levando em conta o estágio da gravidez.
Diante do aparecimento de quaisquer sintomas relacionados, comunique seu obstetra para receber diagnóstico e tratamento adequados.