Orientações básicas na prática de exercícios físicos durante a gravidez de acordo com as recomendações da ACOG (The American College of Obstetrician and Gynecologists)
O objetivo da atividade física durante a gestação é o de manter a boa forma física e preparar a gestante para o parto. No exercício físico devemos considerar os seguintes pontos: a intensidade, duração, frequência e o modo de execução do exercício, bem como o desenvolvimento do programa da atividade física e suas finalidades.
O guia da ACOG é válido para a gravidez e para o pós-parto e as recomendações são as seguintes:
Faça exercícios leves, regularmente de duas a cinco vezes por semana;
Evite movimentos de balanço e faça sempre exercícios sobre uma superfície macia que não ofereça impacto ou choque aos pés e articulações;
Faça aquecimento pelo menos dez minutos antes de iniciar suas atividades;
Evite fazer exercícios onde o quadril e as pernas fiquem acima do nível do peito, evitando com isso que o fluxo de sangue seja conduzido muito bruscamente para a cabeça;
Controle sua frequência cardíaca durante o tempo todo, ele deve estar entre 50 e 70% da sua frequência cardíaca máxima;
Ao levantar do chão, faça-o suavemente para evitar a hipotensão;
Mulheres sedentárias devem começar mais lentamente do que as acostumadas a se exercitarem;
Qualquer sintoma anormal ou diferente, pare imediatamente a atividade física e procure seu obstetra ou um serviço de emergência de obstetrícia.
Além das orientações da ACOG, incluiríamos:
Procure fazer atividades físicas que sejam condizentes com os seus hábitos de vida e com sua condição física. Se você não tem o hábito e não gosta de determinadas atividades, não será produtivo iniciá-las durante a gestação.
Procure adequar suas atividades ao clima da cidade e seja prática em relação a escolha do local. Locais muito distantes podem desencorajar a continuidade necessária. Já atividades que exijam práticas ao ar livre podem ser seriamente comprometidas dependendo das condições climáticas (lembre-se que moramos em Curitiba). Se você não gosta de água - apesar de extremamente indicadas na gestação - esqueça hidroginástica ou natação.