Os inchaços nas pernas e nos pés decorrem da compressão dos vasos sanguíneos pelo crescimento do útero que congestiona o retorno da circulação dos membros inferiores para o coração, levando a uma dilatação do sistema vascular periférico, isso faz com que as pernas e pés extravasem líquido para a camada subcutânea, provocando os inchaços.
No final da gravidez, esse processo atinge seu auge. Para diminuir os edemas, é importante caminhar, ativando a panturrilha e garantido o bombeamento do sangue. O controle de peso é igualmente recomendável, assim como o uso de meias elásticas (sob prescrição médica) que estimulam a circulação. Drenagens linfáticas também são permitidas.
Após o nascimento do bebe normalmente o edema passa a ser mais importante ainda (mais que durante a gestação). Em torno de 10 a 15 dias após o nascimento isso ira desaparecer. Porém as alterações circulatórias como um todo (varizes) poderão levar até 6 meses para voltar totalmente ao normal. Normalmente não se recomenda nenhuma cirurgia antes desse período.