(41) 99198-1292

Ao longo da minha experiência profissional, vejo mães muitíssimo preocupadas com a gestação, com a saúde do bebê, cheias de dúvidas e inseguranças sobre como e o que fazer para que ele nasça totalmente saudável e tenha um bom início de vida. No entanto, um aspecto para o qual sempre estou atento é o quanto essas preocupações podem ser excessivas e, com isso, tornar-se um problema, gerando stress.

Tenho observado, também, que muitas informações, facilmente disponíveis no mais variados meios de comunicação geram ansiedade. Por causa disso, as mães, via de regra, recebem informações contraditórias relacionadas à gravidez, parto e cuidados com o bebê. Algumas chegam a ficar confusas, inclusive, sobre a forma de proceder. Exemplo disso são as opiniões diversas sobre qual a melhor forma de ter o bebê: parto normal ou cesária. Ou ainda, se há necessidade de preparar o seio para a amamentação.

Sabe-se que o stress e a ansiedade fazem com que a glândula suprarrenal libere na corrente sanguínea quantidades elevadas de hormônios, como adrenalina e cortisol. Estudos indicam que o aumento desses hormônios pode provocar queda das funções orgânicas, como baixa da resistência imunológica, deixando o organismo mais vulnerável a doenças. Problemas cardíacos, diabetes e lesões na pele também decorrem do stress e ansiedade acometendo não só a mãe, mas também o bebê.

É importante levar em conta que as dificuldades, bem como os imprevistos que fazem parte da vida adulta, talvez tenham um peso maior no equilíbrio emocional da gestante. Todavia, nesses casos, o importante é manter a calma e confiar nos cuidados médicos que está recebendo no pré-natal. O apoio familiar é fundamental para a mulher nesse momento, pois contribui significativamente para tornar seu dia a dia mais seguro e tranquilo.

Sobre os primeiros cuidados com o bebê, recomendamos que as mamães e papais de “primeira viagem” frequentem os cursos de gestante oferecidos pelos hospitais/maternidades, oportunidade em que são transmitidas informações de grande valia nos primeiros dias de vida de seus filhos. Confiar, de igual forma, nas orientações prescritas pelo pediatra é de suma importância. Por isso, eu e minha equipe reforçamos a importância de eleger um pediatra de confiança, antes mesmo do nascimento do bebê, para que os pais possam receber informações essenciais sobre os cuidados primeiros com o bebê em casa.


Quero Agendar uma Consulta com o Dr. Claudinei Londero - Obstetra Curitiba

WhatsApp

Obstetra Curitiba - Dr. Claudinei Londero

CRM-PR 13135 | RQE 5817
  Rua Mauá, 987 - Alto da Glória - Curitiba/PR
  (41) 99198-1292         (41) 3089-4800


QUERO AGENDAR CONSULTA
Obstetra Curitiba Dr. Claudinei Londero Youtube Canal Obstetra Curitiba Dr. Claudinei Londero Instagram
Site Desenvolvido por Águia Web - Criação de Sites
Clique aqui e tenha um site de qualidade para sua empresa!